Luciana Maluf Vilela
Não falarei de Lucilia. Quem é ela você já teve idéia pelos artigos e textos do blog. Vou falar de Lucilia - Rosa Vermelha, o livro prestes a ser lançado que conta sua história de vida e boa parte dos movimentos de esquerda em Uberaba e região. A pesquisa e redação foram desenvolvidas por mim e pelo jornalista Luiz Alberto Guimarães Molinar, conhecedor de movimentos sociais e políticos. A obra, após o lançamento, será postada aqui.
A primeira vez que vi Lucilia foi em 2004. Cursava história na Universidade de Uberaba. Ela foi à Uniube contar sobre sua vida. O tempo foi pouco, mas suficiente para perceber "o jeito diferente Lucilia de ser”.
Algum tempo depois desenvolvi um trabalho para o Arquivo Público de Uberaba através do qual entrei em contato com sua documentação e entrevistas. Transcrevi doze horas de entrevista de Lucilia concedida ao historiador Miguel Jacob Neto.
Foi então que mergulhei fundo no mundo de Lucilia. Aquela história precisava ser contada. Lélia Bruno Sabino, diretora do Arquivo, sabia que a Câmara Municipal de Uberaba tinha projeto para este trabalho. Incentivou-me a correr atrás e indicou-me para a diretora de Comunicação da Câmara, Evacira de Coraspe, coordenadora da iniciativa.
Em agosto de 2007 iniciamos o trabalho. Paralelo à vida de Lucilia, no diálogo com as fontes, foram surgindo histórias e pessoas que não havia como ignorarmos. Fatos políticos desconhecidos e fascinantes de Uberaba foram se revelando. O livro foi se ampliando. Acontecimentos foram se interligando como numa trama, mostrando outro lado da história local e regional. Dúvidas foram suscitadas, histórias que com pesquisa mais aprofundada se mostraram mal-contadas.
Personalidades conhecidas e desconhecidas, com atuações políticas e sociais não-registradas, merecem ser levadas a público. Novo livro sobre o tema contribuiria para elucidar e reconhecer o valor e feitos históricos de homens e mulheres que lutaram por liberdade, justiça, democracia.
A história que decorre dos atos de desconhecidas, mas marcantes pessoas, suas dificuldades, lutas, ideais, sonhos e a indomável coragem de fazer melhor pela gente sofrida estão em Lucilia – Rosa Vermelha. Mesmo desconsiderando sua atuação política, por seus valores e ideais, esta guerreira já merecia ter sua trajetória registrada. O livro está em fase final.
Luciana Maluf Vilela é historiadora.