"Vou [morrer] de alma lavada. Estou feliz!"

"A herança que vou deixar são minhas idéias, que ninguém rouba, ninguém toma, ninguém compra."

Lucilia.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

I Semana de História da UFTM

VII Confraria de Estudos Livres em História, jun/2010
Anna Gomes


"Olá!

Com uma ampla diversidade temática e de público, a I Semana de História da UFTM superou todas as expectativas. Nos três dias de evento, entre palestras, mesas-redondas e oficinas, a Confraria gentilmente convidada pelos organizadores, participou na abertura do evento, em sua sétima edição com a temática Lucília Rosa: 90 anos de Memória. Debatemos a partir da vida da mesma, tanto o comunismo, como questões de gênero.
 
(Clique na imagem para ampliá-la)
 
Dentre os quatro confrades convidados, a historiadora Luciana Maluf e o jornalista Luiz Alberto Molinar, a partir de obra biográfica em torno da vida de Lucília Rosa, a ser inclusive lançada em agosto, contextualizaram a figura de Lucília no cenário uberabense, e discutiram a relação dela com outras figuras notáveis da cidade.

(Clique na imagem para ampliá-la)

Além disto, a professora e cientista social Rosimar Querino trabalhou a relação entre comunismo e gênero, exemplificando inclusive com outras mulheres que tiveram trajetória parecida com a de Lucília. Finalizando, tivemos um breve depoimento de Ana Claudia Rosa, bisneta da protagonista de nosso debate, que falou sobre as experiências familiares e envolvimento político na família.

Agradecemos a presença de todos, os elogios recebidos posteriormente e em especial ao professores que nos confiaram tal responsabilidade.

Em breve mais novidades!

Até logo!"

http://confrariaelhistoria.blogspot.com/2010/06/vii-confraria-de-estudos-livres-em.html

domingo, 13 de junho de 2010

Alunos da Escola Castelo Branco realizam o projeto ‘Despertar Social’

 Jornal de Uberaba, 15/mai/2010
Renata Vendramini

Lucilia, na cadeira de rodas, ao centro, ladeada por alunos e companheiros do asilo Cantinho da Paz, Amor, Fé e Caridade
(Foto retirada do blog Projeto Despertar Social: http://projetodespertarsocial.blogspot.com/ )
Clique na foto para ampliá-la


Os alunos da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco há dois meses deram início ao projeto "Despertar Social", que tem como objetivo proporcionar mais carinho e momentos de lazer aos idosos do asilo "Cantinho da paz, amor, fé e caridade", localizado na rua Segismundo Mendes, centro.

Segundo a diretora do projeto, que também é professora de geografia na escola, Ana Cláudia Urbano, a ideia é trazer mais felicidade a um ambiente que por si só já é triste. "Em sua maioria, os velhinhos ficam abandonados. Os filhos não procuram mais pelos pais acolhidos pela casa e nem mesmo ligam para saber das condições de saúde em que eles se encontram. Toda essa situação é muito triste, e o que queremos é apenas levar um pouco de amor, atenção, afeto e momentos de felicidade e, até, vaidade a essas pessoas", esclarece a diretora da iniciativa social.

Ana Cláudia explica que todos os sábados um grupo de 25 alunos da Escola Castelo Branco vai até o asilo e, junto com os internos, faz brincadeiras, conversa, escuta, conta histórias, enfim, oferece todo o carinho e atenção possível para os velhinhos. "Os meninos também fazem as unhas das senhoras, massagem, dão abraço, cantam, dançam para eles e a resposta vem rapidamente com um sorriso no rosto."

Ainda de acordo com a diretora do projeto, os alunos juntam roupas que não usam mais, calçados, bolsas, ou qualquer outro item que possa ser passado para frente, e doam para o asilo. "É uma alegria só quando vemos os rostinhos daqueles idosos sorrindo pra gente ao receberem um presente. Hoje percebo que tanto eu como eles estamos aprendendo, além do mais é um trabalho social, estamos descobrindo a importância de doar e receber amor, valorizar o idoso, afinal, esse é o fim de todos nós", finaliza Ana Cláudia.

No asilo "Cantinho da Paz, Amor, Fé e Caridade" está internada a primeira vereadora comunista do país, Lucilia Soares Rosa.

(http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=36842)