"Vou [morrer] de alma lavada. Estou feliz!"

"A herança que vou deixar são minhas idéias, que ninguém rouba, ninguém toma, ninguém compra."

Lucilia.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Exemplar e sonhadora

E-mail enviado a O Estado de S. Paulo - 8/jan/2008
Messias Colenghi Stival Jr.

Encantadora a reportagem relatando a vida de Lucília Rosa (6/1, A12). Sou uberabense, embora more em Franca há 17 anos, e conheci essa senhora e sua história ainda criança. Meu falecido pai, Messias, dono de uma sorveteria em frente à casa dela, e minha mãe, Cristina, dona de casa dedicada a cuidar dos filhos, aprenderam muito dos ensinamentos dessa lutadora. Assim como dona Lucília, que tem dois filhos dentistas, minha mãe também formou seus cinco filhos em odontologia. Há exatos dois anos, saímos de Franca e fomos visitar dona Lucília, fizemos fotos e filmagens dela, foi um prazer revê-la lúcida e feliz.

O interessante é que seus filhos Moyzés e Calixtinho, principalmente este último, são pessoas de despojamento material exemplar, costumam oferecer boa parte de seu ofício às pessoas sem poder aquisitivo.Quantas dentaduras já foram distribuídas, gratuitamente, pelo Calixtinho!

É claro que o livro, a ser lançado este mês, contando a história de vida de dona Lucília deve ter muito mais informações preciosas do que meia página de jornal pôde mostrar e do que uma simples carta de leitor pode relatar, mas a reportagem foi capaz de dar um aperitivo do que é a vida dessa mulher exemplar e, sobretudo, sonhadora. O mundo, certamente, seria mais igualitário se nele existissem mais e mais Lucílias.



Messias Colenghi Stival Jr. mora em Franca (SP). Disponível no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário